sábado, 19 de junho de 2010

Iguatu - água boa, rio bom. Destaque um pouco da Hístoria.

O topônimo Iguatu vem da língua tapuia ig ou i(água) e catu(bom, boa) significado rio bom ou água boa. É uma alusão a grande lagoa, a maior do estado do Ceará, situada na parte leste da cidade. Sua denominação original era Venda, depois Sitio Telha, Capela da Telha, Matriz da Telha, Povoação da Telha, Missão da Telha, Telha e desde 1883[5] .

A localidade anteriormente abrigava uma aldeia de índios Quixelô[6],[7]. A região era conhecida pelo nome de Telha, fazendo menção a uma grande lagoa de mesmo nome dos arredores, quando os jesuítas chegaram a região a partir de 1707. Depois de lutas de resitências por parte dos índigenas e rendição destes, estes colaboravam com os colonizadores. Sitio Telha, Capela da Telha, Matriz da Telha, Povoação da Telha e Missão da Telha, devido a uma olaria existente na cidade. Em 1831, povoado da Telha já se tornara tão grande e próspero que foi elevado a freguesia e com a expanção da Estrada de Ferro de Baturité até a cidade do Crato (Ceará) em 1910, no município de Iguatu são inauguradas quatro estações de trem(Sussuaruna, Iguatu, Juguaribe Mirim e Alencar)[8],[9],[10],[11], as quais consolidaram a base econômica da município.

As primeiras manifestações de apoio eclesial provêm da missão indígena, quando em 1746 iniciaram-se as obras da primitiva capela, orago que se dedicou a Senhora Santana, sendo concluída em 1775 e tendo como subordinante a Paróquia de São Mateus. Como paróquia surgiu em 1851 e consta como seu primeiro vigário, no período compreendido entre 1832 e 1844, o padre Vicente José Ferreira. Em dia 28 de janeiro de 1961, o Papa João XXIII editou a bula "In apostolicis muneris" criando a Diocese de Iguatu.

Em 2009, é criado o Campus Avançado de Iguatu da Universidade Regional do Cariri.

A administração municipal localiza-se na sede: Iguatu[5]. O município é dividido em oito distritos: Iguatu (sede), Barreiras, Barro Alto, Baú, Gadelha, José de Alencar, Riacho Vermelho e Suassurana[5].

Nenhum comentário:

Postar um comentário